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terça-feira, 11 de outubro de 2011

Olha a foto - continuação...


Câmeras podem ser: Super compactas - compactas - semi-profissionais - profissionais.


Qual tipo de câmera escolher?
O primeiro passo é você definir como vai usar a sua câmera;
Qual o seu nível de entendimento para fotografia (casual, amador, amador avançado, semi-profissional, profissional);
Agora você já pode pensar em quanto pode pagar pela sua câmera digital.


Pronto, já sabemos os tipos de câmeras, como vamos utilizar e quanto podemos pagar.


Já analisamos (resolução - visor - zoom - alimentação - armazenamento). Agora vejamos mais algumas características diferenciais na escolha da sua câmera digital.

6 - Luz Assistente de Foco - Pequena luz localizada ao lado do flash ou da objetiva, que serve para auxiliar a câmera na localização do foco. Indispensável para fotos em baixa luminosidade, evitando fotos trêmulas e fora de foco.

7 - Estabilizador de Imagem - Há duas ferramentas para estabilização de imagens; a Óptica (mecânica) e a Digital. Não podemos confundir elas, pois uma é muito mais eficiente que a outra.


Estabilização Óptica - O estabilizador óptico de imagens, antes privilégio de máquinas profissionais, é um dos melhores recursos no combate a fotos tremidas causadas pelo eventual movimento da câmera durante o disparo, problema que tanto aflige os usuários das compactas. Os fabricantes adotam diferentes tecnologias, mas no geral este sistema detecta a vibração do sensor e, por meio de processo mecânico, faz a compensação de seu movimento.


Estabilização Digital - É importante não confundir  "estabilizador óptico de imagens" com "estabilizador digital de imagens". Este segundo também se dedica ao combate de fotos tremidas mas sua estratégia é muito simples e, infelizmente, menos efetiva. Limita-se a elevar o fator ISO (algumas vezes também a velocidade do obturador) o que, aliás, qualquer usuário pode fazer por si só, já que a grande maioria das digitais disponibiliza o ajuste manual deste fator. Além do mais, se por um lado o aumento da sensibilidade ISO permite registro mais rápido da cena e consequentemente reduz o risco dela sair tremida, por outro, eleva o nível do granulação. 
Fonte site: www.cameraversuscamera.com.br


8 - Gravação de vídeo - A grande parte das câmeras dispõem de recursos para gravação de vídeos, e é claro que nós queremos também aproveitar esta funcionalidade delas. Mas cuidado para não se decepcionar com a qualidade destas gravações, pensando que ficará igual a de uma câmera de vídeo.
Mesmo sabendo que a qualidade pode ficar menor, apesar que hoje já existem câmeras digitais com recurso de gravação de vídeo em HD - Alta Definição, vamos dar uma olhada em algumas características que vão aumentar a qualidade dos vídeos produzidos pela nossa câmera digital.


FPS - Frames por Segundo - Trata-se do índice de "frames per second", ou número de frames/quadros por segundo que a câmera é capaz de gravar. Quanto maior o número de quadros, ou o fps, mais imperceptível aos olhos será a passagem das muitas "fotografias" que compõem o filme, e mais natural será sua fluência, na tela. Quanto menor esse índice, mais as cenas se desenrolam “aos solavancos”. Atualmente, o desejável é que os vídeos das digitais sejam gravados ao índice de 30 frames por segundo. Índices superiores são bem vindos, apesar da ferocidade com que devoram o espaço de armazenagem dos cartões.


Tamanho/Formato dos Clipes - Também o tamanho do filme faz diferença no impacto sobre a platéia. O mais comum e ainda bem aceito pelos usuários das digitais é o de 640 x 480 pixels, formato conhecido como VGA, que preenche satisfatoriamente a tela de monitores de até 15 polegadas. Clipes com a metade deste tamanho, contendo portanto 320 x 240 pixels, ou ainda os de apenas 160 x 120 pixels (quatro vezes menores que os de 640 x 480), são opções recomendáveis quando o objetivo for o envio por e-mail.
Algumas digitais filmam em tamanhos maiores, várias delas com opções no formato widescreen, e poucas já produzem clipes High Definition, como o HD 720 (1280 x 720 px) e HD 1080 (1920 x 1080 px).
Fonte site: www.cameraversuscamera.com.br


9 - Recursos Especiais - São muitos os recursos disponíveis nas mais variadas marcas e modelos de câmeras digitais. E vale lembrar que estes recursos são mais importantes de cordo ao TIPO DE CÂMERA que você escolheu comprar. Podemos ainda diferenciar estes recursos em: Automáticos e manuais.
Automáticos - Destinados aos sem experiências ou com pouca experiência fotográfica. É uma "mão-na-roda"; se você quer apenas ligar a câmera, apontar e tirar a foto... pronto é para você.
Manuais - Destinados aos fotógrafos mais experientes, ou que tenha mais conhecimentos e deseje testar algumas funções das câmeras. Mesmo as câmeras compactas dispõe de alguns recursos manuais, mas a maioria destes recursos estão presentes apenas nas semi-profissionais e profissionais.


Alguns recursos comuns:
Detecção de faces/sorriso - Uma das grandes novidades tecnológicas introduzidas pelas câmeras fotográficas digitais é o sistema de detecção de face: basta acionar o recurso e os rostos que estiverem na frente da objetiva são identificados para ajuste de foco e, dependendo do modelo da digital, ajuste também da exposição (incluindo disparo do flash, se necessário) e do Balanço do Branco.
Na produtiva disputa pelo mercado, os fabricantes têm se mostrado especialmente criativos com o recurso da detecção da face. Se já era surpreendente a câmera detectar sozinha o rosto mesmo que este estivesse fora da área central do quadro, imagine agora que algumas são capazes de reconhecer mais de 30 faces simultaneamente! E de seguir pelo enquadramento o rosto selecionado pelo fotógrafo, o que é muito útil considerando-se que dificilmente esse tipo de assunto se mantém parado. Alguns fabricantes conseguem inclusive detectar rostos de perfil, grande desafio para as câmeras, já que elas localizam os rostos guiadas pelos dois olhos.
As habilidades das digitais nos retratos parece desconhecer limites. Além dos rostos, várias já detectam sorrisos: podem ser programada para disparar apenas quando o assunto sorri para elas. E na intensidade que você definir. Chega a ser engraçado... mas funciona! Ainda priorizam adultos ou crianças e algumas avisam se a pessoa pisca!
De uma forma geral, dos mais simples ao mais sofisticados, esses sistemas são úteis para o fotógrafo, especialmente aos apreciadores de comandos automáticos. Têm se mostrado eficientes nas câmeras testadas pelo site, respeitados alguns limites quando à distância entre a objetiva e as pessoas. E, claro, contando que o assunto fique de frente para a objetiva e não use óculos.
Efeitos Diversos - Um dos diferenciais da fotografia digital é a possibilidade de aplicar atraentes efeitos nas imagens enquanto elas ainda estão dentro da câmera. Os mais comuns são o Preto e Branco (em algumas câmeras apresentado como "P&B" ou, em inglês, "B/W"), que nunca perde seu espaço especialmente em fotos artísticas, e o Sépia, tom que simula foto antiga, antes só conseguido por meio de programas de edição gráfica (PhotoShop, PhotoPaint e outros).
Solarização - distorce de forma impressionante o colorido da foto por meio da sobreposição de uma imagem negativa a uma positiva.
Negativo - semelhante ao negativo de filme fotográfico colorido.
Cromo - torna a imagem mais contrastante e acentua a saturação de suas cores.
Múltiplas Exposições - permite a sobreposição lado a lado numa só foto, de duas ou mais imagens sentido retrato, fotografadas uma após a outra.
Troca de cores - com alguns cliques, substitui uma cor da cena por outra. Você conhece jeito mais simples de mudar a cor original de suas roupas, carro, ou de qualquer outro objeto?
Cor em destaque - interessante efeito que tem invadido algumas câmeras permite ao fotógrafo escolher uma cor e apenas o que for desta cor, na cena, sairá colorido: todo o restante será mantido em preto e branco.

Temporizador - Também chamado timer ou self-timer, é o recurso que dispara automaticamente o obturador dispensando o toque manual. Com isso, possibilita que o fotógrafo se inclua na foto ou videoclipe, mantendo a câmera sobre tripé. O padrão é o disparo se dar em 2 ou 10 segundos após o timer e o obturador serem acionados. Mas algumas câmeras oferecem várias opções de intervalos e possibilidades, como a de múltiplos cliques, o que aumenta suas chances de sair bem na foto!
Fonte site: www.cameraversuscamera.com.br

10 - Macrofotografia - Flores, moedas, selos, jóias e toda sorte de miudezas roubam a cena e reinam absolutas diante da lente quando as câmeras permitem aos fotógrafos estreitar sua aproximação com os assuntos. Normalmente isso é feito por meio do Modo Macro, presente na maioria das digitais. Quanto mais sofisticada a máquina mais perto do objeto sua lente poderá chegar e mais impressionante a macrofotografia que ela produz. Para revelar o que nossos olhos não seriam capazes de enxergar na cena real, algumas atingem 1 cm de aproximação e há modelos que ficam a 0 cm do assunto: fotografam quase encostadas nele. 
Um dos assuntos prediletos dos amantes da macrofotografia são curiosos insetos, como formosas borboletas ou minúsculas joaninhas, que preenchem de fascínio o enquadramento. Simples gotas d'água, respingos da chuva sobre pétalas de rosa, reflexivos pedregulhos, conchas do mar e as infinitas formas multicoloridas da natureza geram admiráveis imagens através da lente macro que, com um toque de criatividade do fotógrafo, podem beirar o abstrato e tornar-se ainda mais atraentes e intrigantes.


Não se prenda a marcas. Mas também corra de certas marcas.


Vamos deixar o endereço de um site muito bom para análise e comparação de modelos.


Site: Câmera versus câmera


Câmeras em promoção: http://spromocoes.blogspot.com/search/label/camera%20digital


Boa sorte e obrigado pela visita.
Postado por Unknown às 07:25
Marcadores: DICAS

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